segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Exportar imagens

Depois de importar, seleccionar e aplicar configurações e ajustes às imagens é chegada a altura de vermos como exportar imagens em diferentes formatos, para diferentes fins e em diferentes serviços de publicação.

Exportar imagens para uma pasta
Seleccione as imagens a exportar, na Barra de menus clique no menu Arquivo e seleccione a opção Exportar (Cmd/Ctrl+Shift+E) ou clique no botão Exportar.
Na caixa de diálogo Exportar imagens clique no botão Exportar e seleccione a opção Disco rigído.
Na categoria Local de exportação, clique no botão Exportar para e seleccione o local para onde pretende exportar as imagens. Para colocar as imagens numa subpasta, marque a opção Colocar numa subpasta e digite o nome da subpasta no campo em branco.
Para adicionar as imagens ao catálogo em uso, marque a opção Adicionar a este catálogo, como não pretendo adicionar ao catálogo vou deixar esta opção por marcar.
Clique no botão Arquivos existentes e no menu escolha a opção pretendida (caso já existam imagens na pasta e eventualmente imagens com o mesmo nome das imagens a exportar, informe o Lightroom daquilo que pretende que ele faça), no meu caso costumo seleccionar a opção Perguntar o que fazer.
Na categoria Nomeação de arquivos, para renomear os arquivos ao exportar marque a opção Renomear  para e seleccione o modelo de nomeação pretendido assim como o tipo de extensão (geralmente extensões em minusculas são uma melhor opção). Não costumo renomear as imagens ao exportar.
Na categoria Configurações de arquivo, seleccione o formato de arquivo pretendido (Jpeg, PSD, TIFF DNG ou original), neste caso e como se trata de uma demonstração vou seleccionar o formato JPEG. Clique no botão Espaço de cor, para seleccionar o espaço de cor pretendido (vou supor que se trata de uma imagem que pretendo usar na internet e por isso vou seleccionar o espaço de cor sRGB, uma vez que se trata do espaço de cor usado nas imagens para a Web).  Escolha a Qualidade de compactação (vou deixar a 70%). No caso de pretender limitar o tamanho do arquivo, marque a opção Limitar tamanho do arquivo e no campo Tamanho do arquivo, digite o tamanho que pretende.
Na categoria Dimensionamento da imagem, para limitar as dimensões da imagem marque a opção Redimensionar para ajustar, no menu seleccione a opção pretendida (Altura e largura, Dimensões, Aresta mais longa, Aresta mais curta e Megapixeis), no meu caso vou seleccionar a Aresta mais longa e vou digitar no campo Aresta mais longa vou digitar 650 e menu vou seleccionar pixeis para unidade e Resolução 72 pixeis por polegada.
Na categoria Nitidez de saída pode seleccionar o tipo de mídia (papel mate, papel brilhante ou tela "ecrã"), neste caso vou então seleccionar Tela, seleccione em seguida a Intensidade de nitidez a aplicar, geralmente selecciono a opção Padrão.
Na categoria Metadados vou marcar a opção Minimizar metadados incorporados.
Para aplicar uma marca d'água, na categoria Marca d'água, marque a opção Marca d'água e no menu seleccione a marque de água a utilizar ou então edite uma nova marca d'água seleccionando a opção Editar marcas d'água. Como não pretendo adicionar qualquer marca d'água vou deixar esta opção por marcar.
Na categoria Pós-processamento, clique no botão Após a exportação e seleccione a opção pretendida, no meu caso vou seleccionar a opção Mostrar no Finder.


Gravar predefinição de exportação
Suponha que exporta com frequência imagens com estas configurações, então será conveniente gravar estas configurações com uma predefinição para utilizar em próximas exportações.
Clique no botão Adicionar que se encontra no canto inferior esquerdo da caixa de diálogo Exportar imagens, Na caixa de diálogo Nova Predefinição, no campo Nome de predefinição, digite o nome que pretende dar à nova predefinicção, clique no botão Pasta e escolha o conjunto Predefinições do usuário e clique no botão Ok para criar a predefinição.
Por fim clique no botão Exportar para exportar as imagens seleccionadas.


Exportar com predefinição
A predefinição Jpeg_AL_650 que gravamos, pode agora ser utilizada sempre que pretendermos exportar imagens nas mesmas condições e nem sequer é necessário passar pela janela de Exportação de imagens.
Para exportar imagens usando uma predefinição, comece por seleccionar as imagens a exportar, em seguida na clique no menu Arquivo seleccione a opção Exportar com predefinição e no segundo menu seleccione a predefinição pretendida, neste caso Jpeg_AL_650.

Alterar predefinição
No caso de ao exportar as imagens ser necessário alterar um ou mais parâmetros da predefinição terá então que usar a caixa de diálogo exportar para fazer a alteração pretendida.
Seleccione as imagens a exportar, clique no botão Exportar (Cmd/Ctrl+Shift+I), na caixa de diálogo Exportar imagens, clique na pasta Predefinições do usuário, seleccione a predefinição (neste caso seleccione a predefinição Jpeg_AL_650).  
Suponha que pretende alterar a Aresta mias longa de 650 para 850 pixeis. Seleccione então a categoria Dimensionamento de imagem, no campo Aresta longa digite a nova dimensão (850 pixeis), depois de alterar o parâmetro pretendido, clique em no botão Exportar para exportar as imagens com a predefinição Jpeg_AL_650 alterada.

Exportar com marca d'água
Para exportar imagens utilizando uma marca d'água comece por seleccionar as imagens a exportar, clique no botão Exportar para aceder à caixa de diálogo Exportar imagens, defina os diferentes parâmetros de exportação (no meu caso vou recorrer à predefinição que criamos Jpeg_Al_650, começo então por selecionar a predefinição).


Adicionar marca d'água 
Para adicionar a marca d'água na categoria Marcas d'água, marque a opção Marca d'água e em seguida clique no botão Marca d'água, seleccione no menu a marca d'água pretendida, caso ainda não esteja criada escolha a opção Editar marca d'água.
Editar marca d'água de texto
Para editar uma marca d'água de texto, escolha o Estilo de marca d'água Texto, marcando esta opção.
No painel Opções de texto, seleccione a Fonte (tipo de letra), o Estilo (regular, obliquo, negrito...), o Alinhamento (esquerda, centro, direita) e Cor. Para adicionar uma sombra, marque a opção Sombra e ajuste os controles deslizantes da Opacidade (da sombra), Deslocamento, Raio e Ângulo.
No painel Efeitos de marca d'água, ajuste os controles deslizantes referentes à Opacidade ()da marca d'água), e ao Tamanho (neste campo normalmente seleccione a opção Proporcional, deste modo o tamanho será sempre proporcional ao tamanho do arquivo).
De acordo com a posição que pretende que a marca d'água ocupe sobre a imagem ajuste as opções de deslocamento Horizontal e Vertical da categoria da categoria  Inserir.
Na categoria Âncora, marque o tipo de ancoragem pretendida clicando no respectivo botão. Clique nos botões Girar à direita ou à esquerda para ajustar a rotação da marca d'água.


Para guardar esta marca d'água clique no botão Salvar marca d'água, esclha a opção Salvar configurações actuais como nova predefinição, na caixa de diálogo Nova predefinição, no campo Nome da predefinição digite o nome da marca d'água e clique no botão Criar.


Por fim clique no botão Ok para confirmar e sair da caixa de diálogo Editor de marca d'água.
Para exportar as imagens com esta marca d'água, verifique que a marca d'água está selecionada e clique no botão Exportar.
Editar marca d'água a partir de um gráfico (imagem)

Para editar uma marca d'água a partir de um gráfico, no Photoshop (depois de preparar a imagem e neste caso fazer um enquadramento proporcional ao tamanho da imagem à qual vai ser aplicada a marca d'água) grave a imagem que pretende utilizar como marca d'água em PNG (este formato de arquivo preserva a trnasparência).
No Lightroom, no menu Lightroom em Mac ou Editar em Windows, selecione a opção Editar Marcas d'água.
Na caixa de diálogo Editor de marcas d'água seleccione o Estilo de marca d'água Gráfico, marcando esta opção.
No painel Opções de imagem, clique no botão Escolher, seleccione a imagem a usar como gráfico.
No painel Efeitos de marca d'água, ajuste os controles deslizantes referentes à Opacidade (da marca d'água), ao Tamanho (neste caso vou seleccionar a opção Preecher).
De acordo com a posição que pretende que a marca d'água ocupe sobre a imagem ajuste as opções de deslocamento Horizontal e Vertical da categoria da categoria  Inserir e na categoria Âncora, marque o tipo de ancoragem pretendida clicando no respectivo botão. Clique nos botões Girar à direita ou à esquerda para ajustar a rotação da marca d'água. (Neste caso como pretendo que ocupe toda a imagem vou deixar a posição horizontal e vertical na posição zero "0" e o ponto de ancoragem por defeito "canto inferior esquerdo")


Para guardar esta marca d'água clique no botão Salvar marca d'água, esclha a opção Salvar configurações actuais como nova predefinição, na caixa de diálogo Nova predefinição, no campo Nome da predefinição digite o nome da marca d'água e clique no botão Criar.


Clique no botão Ok para fechar a caixa de diálogo Editor de marca d'água.

Exportar com acções do Photoshop
Comece por criar acção no Photoshop e gravar a acção como Droplet.
Local onde salvar a acção como droplet em Mac: 
Utilizador/Biblioteca/Application support/Adobe/Lightroom/Export Actions.
Local onde salvar a acção como droplet em Windows:
Disco Local C:/Utilizador/Aplicações/Dados/Adobe/Lightroom

Para exportar imagens utilizando utlizando acções do Photoshop, selecione as imagens a exportar, clique no botão Exportar para aceder à caixa de diálogo Exportar imagens, defina os diferentes parâmetros de exportação, e na categoria Pós-processamento, clique no botão Após a exportação, no menu selecione Ir para a pasta de acções de exportação agora e seleccione a acção pretendida.
Por fim clique no botão Exportar.


Exportar imagens com plugins
Comece por instalar o plugin. Neste caso eu vou instalar um plugin que permite colocar o nome do arquivo sobre a imagem como marca d'água ( LR/Mogrify 2).
Baixar plugin
Pode descarregar o plugin de: www.photographers-toolbox.com - Lightroom Godies - LR/Mogrify 2
Instalar plugin
Clique no menu Arquivo e escolha a opção Gerenciador de plugins (Cmd/Ctrl+Alt+Shift+,), na caixa de diálogo Gestor de plugins do Lightroom, seleccione um dos plugins e em seguida clique no botão Mostrar no Finder para ir para a pasta de Plugins do Lightroom. Arraste o plugin LR/Mogrify 2 para esta pasta de Plugins do Lightroom e reinicie o Lightroom.


Exportar imagens com plugin
Seleccione as imagens a exportar com este plugin e clique no botão Exportar.
Na caixa de diálogo Exportar imagens defina as várias opções de exportação, em seguida clique no plugin  LR/Mogrify 2. Para colocar o nome do arquivo sobre a imagem clique duas vezes na opção Text Annotations.
No novo painel (Mogrify Configuration) que aparece na caixa de diálogo Exportar imagens marque a opção Add annotations before outer borders are applied. Na categoria Font Name, clique no botão Choose e seleccione o tipo de letra que pretende utilizar. No campo Fonte size, digite o tamanho do texto seleccione ainda as unidades. Clique no botão Colour para seleccionar a cor do texto. Ajuste a opacidade arrastando o controle deslizante Opacity. Seleccione a orientação e posição do texto.


Para adiccionar o nome do arquivo como marca d'água clique no botão Add Token e na caixa de diálogo Select a token, clique no botão Basic Tokens, no menu seleccione a primeira opção (Leaf name of the original file). 


Por fim clique no botão Exportar
(Só pode exportar com este plugin no máximo 10 imagens de cada vez. Se precisar exportar mais de 10 imagens de cada vez, no site do proprietário do plugin clique no botão Donate e faça uma pequena doação para receber então um número de série que retirará esta limitação).

Exportar imagens para Gmail
Comece por instalar o plugin que lhe permite exportar as imagens para Gmail
Baixar plugin
Para baixar o plugin: www.photographers-toolbox.com - Lightroom Godies - LR/GMail
Instalar plugin
Clique no menu Arquivo e escolha a opção Gerenciador de plugins (Cmd/Ctrl+Alt+Shift+,), na caixa de diálogo Gestor de plugins do Lightroom, seleccione um dos plugins e em seguida clique no botão Mostrar no Finder para ir para a pasta de Plugins do Lightroom. Arraste o plugin LR/GMail para esta pasta de Plugins do Lightroom e reinicie o Lightroom.


Exportar imagens para Gmail
Seleccione as imagens a exportar com este plugin e clique no botão Exportar (Cmd/Ctrl+Shift+I).
Na caixa de diálogo Exportar imagens clique no botão Exportar para, no menu seleccione a opção Exportar para LR/GMail.
No painel LR/GMail configure a sua conta Gmail. Depois preencha o campo de destino de e-mail  assim como os campos assunto e mensagem.
Defina as várias opções de exportação, em seguida clique no botão Exportar.


Configura serviços de publicação
Disco rígido 
No painel Serviços de publicação clique duas vezes com o botão esquerdo do rato no serviço de publicação Disco rígido para configurar um serviço de publicação para disco rígido.
Na caixa de diálogo Gerenciador de publicação do Lightroom, seleccione o serviço de publicação Disco rígido.
No painel Serviço de publicação, no campo Descrição digite o nome pretendido, como se trata de uma demonstração, vou digitar Demonstração.
No painel Local da exportação, clique no botão Exportar para e seleccione o local para onde pretende exportar as imagens. Para colocar as imagens numa subpasta, marque a opção Subpasta e no campo Subpasta digite o nome da pasta, neste caso vou chamar-lhe também Demonstração.
Defina as restantes opções de exportação e clique no botão Salvar.


Publicar fotos
Arraste as imagens a publicar para o serviço de publicação. Para publicar as imagens seleccione o servico de publicação e clique no botão Publicar.

Facebook 
No painel Serviços de publicação clique duas vezes com o botão esquerdo do rato no serviço de publicação Facebbok para configurar um serviço de publicação directamente para o facebook.
Na caixa de diálogo Gerenciador de publicação do Lightroom, seleccione o serviço de publicação Facebook. Clique no botão Adicionar.


No painel Serviço de publicação, no campo Descrição digite o nome pretendido, como se trata de uma demonstração, vou digitar Demo.
No painel Conta do Facebook, configure a sua conta do Facebook e clique no botão Autorizar Facebook para autorizar o Lightroom a aceder à sua conta e plublicar as imagens.
Na caixa de diálogo de aviso Autorizar no Facebook (É necessário autorizar o Lightroom para acessar a sua conta do Facebook. Clique em Ok para fazer login no Facebook.com, siga as instruções e retorne ao Lightroom para concluir o processo.) Clique no botão Ok para autorizar o Lightroom a aceder à sua conta de Facebook.


Na caixa de diálogo Lightroom Publish para Plug-in Facebook clique no botão Ok.


Clique no painel Album do Facebook, clique no botão Criar Novo Álbum e na caixa de de diálogo Novo álbum, no campo Nome do álbum digite o nome do álbum a criar, preencha os campos Localização, Descrição do álbum, seleccione a opção de Privacidade. Clique no botão Ok para criar o álbum.


Defina as restantes opções de publicação das imagens e clique no botão Salvar.
Publicar imagens no Facebook
Arraste as imagens a publicar para o serviço de publicação do facebook. Seleccione o serviço de publicação do facebook. Clique no botão Publicar.


FTP






Sem comentários:

Enviar um comentário