quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Importar Imagens

Num fluxo de trabalho fotográfico normal de pós-produção no Lightroom, a primeira etapa a realizar é importar as imagens para o Lightroom.
As imagens podem ser importadas de um cartão de memória, de uma pasta no disco interno ou do disco externo.

Interface do Lightroom
Antes de importar imagens para o Lightroom, vamos dar uma rápida vista de olhos pelo seu interface.
No topo temos a Barra de menus seguida da Barra de identificação do catálogo em uso.
Por baixo encontra-se à esquerda a Identidade visual do Lightroom e à direita o Selectorde módulos.
No centro da área de trabalho temos a Janela de exibição onde pode visualizar as imagens no modo de exibição seleccionado.
À esquerda e direita da área de exibição de imagens encontram-se painéis.
Por baixo da janela de exibição a Barra de ferramentas.
Por baixo do conjunto de painéis da esquerda e da direita botões
Na base da área de trabalho encontra-se a Tira de filme onde são exibidas as imagens em tira de filme.
Por cima da tira de filme uma barra onde é exibido o nome da imagem seleccionada ou, da imagem que estiver por baixo do cursor ao passar com o cursor sobre a tira de filme,  e onde pode selecionar e visualizar opções.


Importar fotos
Para importar fotos para o Lightroom na Barra de menus clique no menu Arquivo e escolha a opção Importar (Cmd/Ctrl+Shift+I) ou clique no botão Importar.
A caixa de diálogo importar no seu modo expandido, é muito semelhante ao interface do Lightroom.
No topo uma Barra de menus, seguida da Barra de identificação do catálogo em uso, por baixo à esquerda definimos a origem das imagens a importar à direita como as pretendemos importar e o destino.
Ao centro encontra-se a Barra de selecção do tipo de importação: Copiar como DNG, Copiar, Mover e Adicionar.
À esquerda e direita encontram-se paineis (à esquerda o painel onde definimos a origem das imagens, à direita paineis que têm a ver com o o modo como as imagens vão ser importadas e com o destino). No centro encontra-se a Área de visualização.
Por baixo da Área de visualização encontra-se a Barra de ferramentas.
Na base, à esquerda encontra-se o botão Alternar entre o modo compacto e expandido, depois ao centro o botão Predefinições (onde pode seleccionar configurações de importação gravadas como uma predefinição), e à direita os botões Importar e Cancelar.


Importar fotos de cartão de memória como DNG (formato de negativo digital da Adobe)
Se marcar nas preferências do Lightroom a opção "Importar fotos sempre que conectar um cartão de memória", ao conectar o cartão de memória ou câmara ao computador a caixa de diálogo de importação do Lightroom abre-se automaticamente. 
Caso não tenha esta opção marcada, para importar as imagens de um cartão de memória ou câmera, na Barra de menus clique no menu Arquivo e escolha a opção Importar (Cmd/Ctrl+Shift+I) ou clique no botão Importar que se encontra na base da área de paineis da esquerda.
No painel Origem, para que todas as imagens das subpastas sejam exibidas, marque a opção Incluir subpastas
Na Barra de selecção do tipo de importação, para converter as imagens em DNG ao copiar, escolha a opção Copiar como DNG.
Ao centro, sobre a Janela de exibição, para visualizar todas as fotos, na Barra de selecção de fotos a exibir, escolha a opção Todas as fotos.


Na barra que se encontra por baixo, à esquerda pode escolher o estado em que pretende visualizar as fotos, Todas as fotos seleccionadas, ou Todas as fotos desselecionadas. À direita encontram-se informações sobre o número de fotos exibidas de acordo com a opção escolhida.
Por baixo da janela de exibição encontra-se a Barra de ferramentas, onde pode escolher o modo de exibição em Grade (G), exibe as miniatura das imagens, ou modo de exibição em Lupa (E), exibe uma só imagem de cada vez e ainda os botões Marcar tudo ou Desmarcar tudo
Para seleccionar a categoria/ordem pela qual pretende exibir as imagens clique no botão Classificar (geralmente a opção que utilizo é Estado marcado).
Arraste o controle deslizante Miniaturas para a direita ou esquerda conforme pretende aumentar ou diminuir o tamanho da miniatura.
Para marcar ou desmarcar uma imagem, clique na caixa que se encontra no canto superior esquerdo da imagem ou digite P (pick) para marcar e U (unpick) para desmarcar
Serão importadas importadas só as imagens que se encontrarem no estado marcado. 


Do lado direito pode seleccionar como e para onde pretende copiar as imagens.
Para escolher o destino clique no botão Para e seleccione o disco para onde pretende copiar as imagens (ambiente de trabalho, disco duro, disco externo).
No painel Tratamento de arquivos, seleccione o tipo de Renderização das visualizações que vai ser utilizada pelo módulo Biblioteca quando da importação das imagens (Minímas, Incorporado e   auxiliares, Padrão, ou 1:1).
Para definir o tamanho da renderização Padrão, na Barra de menus, clique no menu Lightroom em Mac ou  Editar em Windows e seleccione a opção Configurações de catálogo ou digite "Cmd/Ctrl+Alt+,"
Na caixa de diálogo Configurações de catálogo, na categoria Manipulação de arquivos, clique no campo Tamanho de visualização padrão e seleccione a opção pretendida. Seleccione ainda a Qualidade da visualização e quando pretende que o Lightroom proceda à operação de Descartar as visualizações automaticamente.


Para não importar duas vezes a mesma imagem, marque a opção Não importar possíveis duplicatas (neste caso não é relevante pois ainda não importei qualquer imagem para o catálogo). Para fazer uma segunda cópia das imagens ao importar para o Lightroom, marque a opção Fazer uma segunda cópia para (é uma excelente opção fazer uma segunda cópia para outro disco ao copiar as imagens de um cartão de memória). Clique na seta que se encontra à direita e escolha o disco para onde pretende fazer a segunda cópia (neste caso como se trata de uma demonstração, vou seleccionar a Secretária).


Para renomear os arquivos ao importar, no painel Renomeação de arquivos, marque a opção Renomear arquivos. Clique no botão Modelo, e escolha no menu o tipo de modelo de renomeação que pretende utilizar ou clique em Editar, para criar um modelo personalizado. Eu vou clicar em Editar, na caixa de diálogo Editor de modelos de nome de arquivo, vou escolher a opção Número de seqência de 4 digitos
Para guardar esta configuração com nova predefinição, clique no botão Predefinição. No menu escolha a opção Salvar configurações actuais como nova predefinição, no campo Nome da predefinição digite o nome que pretende atribuir à predefinição. Clique no botão Criar para confirmar. Em seguida clique no botão Concluído para sair da caixa de diálogo Editor de modelos de nome de arquivos.


Clique no campo Número inicial e digite o número que pretende para a primeira imagem, na categoria extensões deixe seleccionada a opção Minúsculas.


No painel Aplicar durante a importação, para aplicar configurações ao importar as imagens, clique no botão Configurações de revelação e no menu escolha a configuração a aplicar. Como não pretendo aplicar qualquer configuração vou deixar seleccionada a opção Nada.
Para anexar um modelo de metadados ao importar, clique no botão Metadados e no menu escolha o modelo a anexar. Neste caso como ainda não temos qualquer modelo criado, vamos escolher a opção Novo.
Na caixa de diálogo Nova predefinição de metadados, clique no campo Nome da predefinição e digite o nome que pretende para este modelo de metadados, preencha os campos que entender. 
Para digitar o símbolo de direitos de autor em Mac pressione a tecla Alt+C em Windows Alt+0169 (0169 no teclado numérico). Para salvar estas configurações clique no botão Criar


No campo Palavras-chave, digite as palavras-chave que pretende anexar às imagens. As palavras-chave devem ser separadas por vírgulas.


No painel Destino, para colocar as imagens numa subpasta, marque a opção Na subpasta (no meu caso vou deixar esta opção desmarcada). Clique no boão Organizar e no menu escolha a opção pretendida (Pastas orginais, Por data, Em uma pasta). (Aqui vou escolher a opção Em uma pasta). Sleccione o disco e pasta para onde pretende copiar as imagens. No meu caso vou copia-las para uma pasta que criei no disco HD para esse efeito e nomei  "Imagens".


Se vai importar imagens com frequência para o Lightroom usando configurações semelhantes, é boa prática gravar estas configurações como uma predefinição para usar em novas importações.
Por baixo da Janela de exibição à direita, clique no botão Predefinição, escolha a opção Salvar configurações actuais como nova predefinição. Na caixa de diálogo Nova predefinição, no campo Nome da predefinição, digite o nome que pretende atribuir à predefinição. No meu caso, como se trata de uma demonstração, vou chamar-lhe Demonstração.
Por fim, para importar as imagens seleccionadas, clique no botão Importar.


Importar imagens utilizando predefinição
Para importar mais imagens usando a predefinição gravada, clique no botão Importar
Na Janela de exibição, pode verificar que todas as imagens que já foram importadas não se encontram activas.
Das imagens activas, há imagens que não pretendo importar, por isso vou desmarca-las. 
Para seleccionar a predefinição gravada, clique no botão Predefinição, no menu escolha a predefinição a utilizar, no meu caso é a predefinição Demonstração.
Depois de seleccionar a predefinição, vou alterar no painel Renomeação de arquivos, o número Inicial de 1001 para 1017, uma vez que já importei 16 imagens.
Por fim, para importar as imagens seleccionadas, clique no botão Importar.


Importar imagens de um cartão de memória em Raw nativo
Clique no botão Importar do Lightroom (Cmd/Ctrl+Shift+I).
No painel da esquerda seleccione a origem das imagens.
Na Barra de opções de importação, escolha a opção Copiar.
Na área de exibição marque as imagens a importar.
No painel Tratamento de arquivos, seleccione o tipo de renderização, marque a opção Não importar possíveis duplicatas. Para fazer uma cópia para um outro disco marque a opção Fazer uma segunda cópia para, escolha o disco e pasta para onde pretende fazer a segunda cópia.
No painel Renomeação de arquivos, para renomear os arquivos ao importar, marque a opção Renomear arquivos e escolha o modelo a usar. Neste caso vou desmarcar esta opção, não pretendo renomear os arquivos ao importar.
No painel Aplicar durante a importação, seleccione as configurações de revelação a aplicar durante a importação, o modelo de metadados a anexar. Neste caso, como se tratam de imagens que me foram cedidas gentilmente por um formando Carlos Ferreira, para utilizar em formações, vou usar um modelo de metadados com os seus direitos autoriais.
No campo Palavras-chave, digite as palavras-chave a anexar.
No painel Destino, seleccione o disco e pasta para onde pretende copiar as imagens.
Por fim clique no botão Importar para importar as imagens para o catálogo do Lightroom.


Importar imagens de uma pasta 
Adicionar imagens ao catálogo (importar imagens para o catálogo sem as copiar ou mover, ficam na pasta original, só é indicado ao Lightroom o sítio onde se encontram essas imagens para que ele possa adicciona-las ao catálogo em uso).
No menu Arquivo seleccione a opção Importar (Cmd/Ctrl+Shift+I), ou clique no botão Importar.
No painel Origem, seleccione a pasta onde se encontram as imagens a adicionar.
Na Barra de opções de importação, escolha a opção Adicionar.
No painel Tratamento de arquivos, seleccione o tipo de Renderização, marque a opção Não importar possíveis duplicatas.
Para fazer uma cópia para um outro disco marque a opção Fazer uma segunda cópia para, escolha o disco e pasta para onde pretende fazer a segunda cópia (neste caso não acho esta opção relevante, uma vez que as imagens já estão no disco, é provável que já tenha criado também uma cópia).
No painel Aplicar durante a importação, seleccione as configurações de revelação a aplicar durante a importação (no meu caso não vou aplicar nem Configurações de Revelar nem anexar um modelo de metadados ou palavras-chave, pretendo importar as imagens como estão na pasta).
Clique no botão Importar para adicionar as imagens ao catálogo em uso.


Mover imagens (importar imagens para o catálogo em uso ao mesmo tempo que são copiadas para a pasta seleccionada  e removidas da pasta original).
No menu Arquivo seleccione a opção Importar (Cmd/Ctrl+Shift+I), ou clique no botão Importar.
No painel Origem, seleccione a pasta onde se encontram as imagens a mover.
Na Barra de opções de importação, escolha a opção Mover.
No painel Tratamento de arquivos, seleccione o tipo de renderização, marque a opção Não importar possíveis duplicatas. Caso pretenda fazer uma cópia para um outro disco, marque a opção Fazer uma segunda cópia para, escolha o disco e pasta para onde pretende fazer a segunda cópia.
No painel Aplicar durante a importação, seleccione as configurações de revelação a aplicar durante a importação (no meu caso não vou aplicar nem configurações de revelar nem anexar um modelo de metadados ou palavras-chave, pretendo importar as imagens como estão na pasta).
No painel Destino, seleccione o disco e pasta para onde pretende mover as imagens.
Por fim clique no botão Importar para importar as imagens para o catálogo do Lightroom e ao mesmo tempo mover para a pasta seleccionada.


Importação automática
A importação automática consiste em criar configurações de importação designando uma pasta de origem (pasta importação automática ou pasta monitora), uma pasta de destino (pasta para onde serão copiadas as imagens) e definir as opções de importação (configurações de revelação, modelo de nomeação, modelo de metadados, palavras-chave e visualizações).
Após configurar a Importação automática, sempre que são colocadas imagens na pasta de importação automática, estando activada a opção de Importação automática no Lightroom as imagens são automaticamente movidas para a pasta destino e adicionadas ao catálogo do Lightroom com as configurações predefinidas.
Configurar a importação automática
Para configurar a importação automática, na Barra de menus, clique no menu Arquivo e seleccione a opção Importação automática, Configurações de importação automática.
Na caixa de diálogo Configurações de importação automática, na categoria Pasta monitora, clique no botão Escolher e defina a pasta de importação automática.
Na categoria Destino, clique no botão Escolher e defina a pasta destino.
Clique no botão Nomeação de arquivos para seleccionar o modelo de nomeação a utilizar.
Na categoria Informações seleccione as configurações de revelação a aplicar, o modelo de metadados a anexar, digite as palavras-chave que pretende atribuir às imagens a importar automaticamente. Seleccione ainda o tipo de visualizações pretendidas.
Deixe a opção Activar importação automática por marcar. Pode activar esta opção a partir do menu Arquivo, opção Importação automática, Activar importação automática.
Por fim clique no botão OK para confirmar.
Activar importação automática
Depois de arrastar as imagens para a pasta de importação automática, para que a importação automática seja executada será necessário proceder à sua activação.
Clique no menu Arquivo e seleccione as opções Importação automática, Activar a importação automática.

Captura vinculada
A captura vinculada permite captar as imagens directamente para o Lightroom, podendo aplicar ajustes e configurações do Lightroom ao capturar a imagem.
Para dar início à captura vinculada conecte a câmara ao computador, no menu arquito seleccione a opção Captura vinculada, escolha no segundo menu a opção Iniciar captura vinculada.
Na caixa de diálogo Configurações da captura vinculada, na categoria Sessão no campo Nome da sessão digite o nome que pretende dar à sessão que vai iniciar.
Na categoria Nomeação seleccione o modelo de nomeação de arquivos a usar e no campo Número inicial digite o número em que pretende começar.
Na categoria Destino seleccione a pasta para onde pretende copiar as imagens.
Na categoria Metadados seleccione o modelo de metadados pretendido e no campo Palavras-chave digite as palavras-chave a anexar às imagens.

Por fim clique no botão Ok e ligue a câmera.



Sem comentários:

Enviar um comentário