sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Preferências

Neste capítulo vamos personalizar a Identidade visual do Lightroom, as Preferências do Lightroom e as Preferências de catálogo.

Personalizar a identidade visual 
Identidade visual de texto estilizado
Na Barra de menus clique, em Mac, no menu Lightroom, em Windows, no menu Editar e seleccione a opção Configuração da identidade visual.
Na caixa de diálogo Editor de identidade visual marque a opção Usar identidade visual de texto estilizado. No campo Usar identidade visual de texto estilizado digite o texto a exibir. No meu caso vou digitar o nome do Blogue "Descobrindo o Lightroom". Costumo usar identidades visuais que se relacionam com o catálogo ou projecto em que estou a trabalhar.
Marque a opção Ativar identidade visual, para exibir um texto na Barra de identidade visual. 
Seleccione o texto, clique nos botões Tipos de letra, Estilo e Tamanho para seleccionar o tipo de letra, tamanho e estilo a usar.
Clique no botão Cor, no selector de cores escolha a cor a exibir.
Para confirmar e sair da caixa diálogo Editor de identidade visual, clique no botão Ok.


Personalizar Barra de selecção módulos
Para além de personalizar a Identidade visual, pode ainda personalizar a Barra de selecção de módulos.
Clique no botão Tipo de letra para seleccionar um tipo de letra diferente e no botão Estilo para alterar o estilo exibido.
Para escolher outra cor, clique no botão Cor. No selector de cores seleccione a cor que mais lhe agradar.
Para confirmar e sair da caixa diálogo Editor de identidade visual, clique no botão Ok.


Identidade visual gráfica
Na Barra de menus clique, em Mac, no menu Lightroom, em Windows, no menu Editar e seleccione a opção Configuração da identidade visual.
Na caixa de diálogo Editor de identidade visual marque a opção Usar identidade visual gráfica. Arraste uma imagem ou clique no campo Usar identidade visual gráfica ou clique no botão Localizar arquivo e seleccione a imagem a exibir.
Para confirmar e sair da caixa diálogo Editor de identidade visual, clique no botão Ok.


Marcas de fim de painel

Personalizar Configurações de catálogo
Na Barra de menus clique, em Mac, no menu Lightroom, em Windows, no menu Editar e seleccione a opção Configurações de catálogo (Cmd/Ctrl+Alt+,).
Na caixa de diálogo Configurações de catálogo na categoria Geral pode visualizar informações sobre o catálogo em uso. Se clicar no botão Mostrar visualiza o caminho para aceder ao catálogo.
Clique no botão Fazer backup do catálogo, no menu seleccione de quanto em quanto pretende que o Lightroom faça o backup do catálogo.


Na categoria Manipulação de arquivos, seleccione o Tamanho da visualização padrão,  a Qualidade da visualização e quanto em quanto tempo pretende Descartar visualizações 1:1 automaticamente.


Na categoria Metadados, para Gravar alterações automaticamente no ficheiro XMP, marque esta opção.
Esta opção vai tornar o fluxo de trabalho mais lento. Normalmente não tenho esta opção marcada.
Para gravar os metadados no ficheiro XMP de uma imagem quando está a trabalhar no Lightroom, com a imagem seleccionada digite Cmd/Ctrl+S ou então no menu Metadados seleccione a opção Salvar metadados em arquivo.
Para gravar as configurações de todas as imagens, seleccione todas as imagens e digite Cmd/Ctrl+S (normalmente executo esta operação depois de ter terminado o trabalho, antes de sair do Lightroom, deste modo o meu fluxo de trabalho é muito mais rápido).


Personalizar Preferêcias do Lightroom
Na Barra de menus clique, em Mac, no menu Lightroom, em Windows, no menu Editar e seleccione a opção Preferências (Cmd/Ctrl+,).
Na caixa de diálogo Preferências na categoria Geral para receber o aviso de novas actualizações mantenha marcada a opção Verificar actualizações automaticamente.
Clique no botão Ao iniciar, usar este catálogo, no menu escolha o catálogo que pretende usar ao iniciar o Lightroom.
Para visualizar a caixa de diálogo de importação sempre que conectar um cartão de memória, mantenha marcada a opção Mostrar caixa de diálogo de importação quando um cartão de memória for conectado.
Pode ainda aceder a partir desta caixa de diálogo à caixa de diálogo Configurações de catálogo se clicar no botão Ir para configurações de catálogo.


Na categoria Predefinições, normalmente mantenho marcada a opção Aplicar mistura automática ao converter para preto e branco pela primeira vez.


Na categoria Edição externa vamos definir um Editor externo adicional.
O Lightroom selecciona automaticamente o Photoshop CS5 como Editor principal como pode verificar na caixa de diálogo Preferências. No entanto vamos também selecciona-lo como Editor externo adicional com outras configurações.
Clique no botão Escolher aplicativo, e escolha o Photoshop CS5. Na caixa de diálogo de aviso do Lightroom pode ler a mensagem "O Lightroom já escolheu automaticamente Adobe Photoshop CS5 como aplicativo editor", clique no botão Usar assim mesmo.
Em Formato de arquivo mantenha o formato o Tiff. Tiff trabalha perfeitamente com os dois aplicativos. Clique no botão Espaço de cor, no menu seleccione a opção sRGB.
Em Profundidade de bits, seleccione 8 bits.
No campo Resolução digite 300.
Em Compactação mantenha a opção LZW.
Clique no botão Predefinição e seleccione a opção Salvar configurações actuais como nova predefinição.... . Na caixa de diálogo Nova predefinição, no campo Nome da predefinição digite o nome que pretende dar à predefinição, no meu caso vou digitar "sRGB" em seguida clique no botão Criar.
No Editor de nomeação de arquivos externamente, clique no botão Modelo e seleccione a opção pretendida, pode ainda editar um novo modelo, no meu caso vou seleccionar a opção Nome de arquivo.


Na categoria Manipulação de arquivos, na caixa Lendo metadados, marque a opção Tratar "," como separador de palavras-chave.
Em Geração de nomes de arquivos, selccione quais os caracteres que pretende que o Lightroom trate como caracteres ilegais e porque caracter devem ser substituidos, no meu caso pretendo que sejam substituidos por sublinhado.
Em Configurações de cache do Camera raw, vou ainda definir 200 para Tamanho máximo


Na categoria Interface, não vou fazer qualquer alteração, no entanto sempre que entender pode seleccionar opções diferentes para marcas de fim de painel, tamanho de fonte, luzes apagadas e enfraquecimento de luzes, cor e textura das janelas principais e secundária, e as opções que pretende visualizar na tira de filme.
A opção Zoom no ponto clicado para o centro centraliza na janela de exibição o ponto onde clicou para ampliar.
Para visualizar no navegador a imagem sobre a qual passa com o cursor na tira de filme mantenha marcada a opção Mostrar fotos no navegador ao passar o mouse.



Sem comentários:

Enviar um comentário